GTec - Newsletter - 25.03
Newsletter quinzenal do Grupo de Estudos em Filosofia e História da Técnica. Agora de volta!
Olá, pessoal, edição mais curtinha só para anunciar que estamos de volta!
Após um hiato maior do que esperávamos, o Grupo de Estudos em Filosofia e História da Técnica (GTec), retoma suas atividades.
Na quarta-feira, 30/03, às 18h, voltaremos a discutir a relação entre o conceito de técnica e a noção de humanidade. O link da reunião será disponibilizado no site da APPH, onde também estão disponíveis mais informações sobre o encontro.
Embora seja uma continuidade da reflexão de Bernard Stiegler em Técnica e tempo sobre a relação entre tecnologia e antropologia, a proposta do GTec para este semestre é aprofundar uma série de leituras e reflexões próprias sobre a relação entre técnica e os limites da humanidade. Mais do que uma bibliografia específica, lidaremos com um problema: pode uma filosofia da técnica não produzir escravizados? A técnica está sempre associada ao rebaixamento do humano ou pode ser uma ferramenta de sua emancipação? Técnica e humanidade são coincidentes ou, até mesmo, sinônimos ou a técnica excede o humano?
Para retomar nossas discussões, leremos “Black Feminist Tools, Critique, and Techno-poethics”, contribuição cruzada entre Denise Ferreira da Silva e Luciana Parisi recém-publicada na e-flux.
Como sugestão de leitura complementar, também indicamos “Towards Black Individuation and a Calculus of Variations”, de Ramon Amaro e Murad Khan, que oferece um contraponto - informado pela técnica - às questões tratadas por Ferreira da Silva e Parisi.
Por fim, no próximo encontro, também iniciaremos a elaboração e a leitura do nosso texto colaborativo, ainda em construção, resumindo alguns dos achados e conclusões dos debates do último ano.
Voltamos, enfim, com tudo.
O card de divulgação foi feito a partir da obra “Ogum, no. 2”, de Abdias Nascimento, que está presente na exposição Abdias Nascimento: um artista panamefricano, no MASP, em São Paulo.
Essa foi a nova edição da newsletter do GTec. Compartilhe, divulgue e se inscreva para receber nossas novidades. A newsletter é enviada quinzenalmente.
Lembrando que o GTec é uma atividade apoiada pela Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades, com sede em Porto Alegre e ramificações por todos os lugares que a internet alcança. É uma organização sem fins lucrativos, mantida apenas pelo trabalho dos colaboradores e pelas atividades realizadas nela. Por esse motivo, se você puder, apoie a APPH através da conta do apoia.se/apph