GTec - Lembrete - Reunião amanhã
Newsletter quinzenal do Grupo de Estudos em Filosofia e História da Técnica
Olá, pessoal, esta mensagem é só para lembrá-las e lembrá-los que amanhã, quarta-feira, 18/05, às 18h, teremos nosso encontro quinzenal. Mais informações sobre a leitura prevista para amanhã estão disponíveis na seção abaixo. Se você perdeu a última newsletter, pode encontrá-la aqui. O link para a reunião estará disponível no site da APPH logo antes do encontro.
Nos vemos amanhã!
Próximo encontro
Na próxima quarta-feira, 18/05, a partir das 18h, o GTec terá seu próximo encontro dedicado ao pensamento de François Laruelle. Conhecido por seu clamor à não-filosofia, o nome de Laruelle tem aparecido com inesperada recorrência em nossos encontros, principalmente aqueles dedicados às relações conflituosas entre os temas da tecnologia, raça e colonialidade com o cânone filosófico.
Esse primeiro contato com Laruelle será através de um debate sobre “Le concept d’une ‘technologie première’”, texto pensado inicialmente como comentário sobre o pensamento de Gilbert Simondon, autor importante para o GTec, mas que se realiza como uma ampla reflexão crítica sobre o que convencionou-se chamar de "filosofia da técnica". Laruelle, certa vez acusado por Jacques Derrida de praticar "terrorismo", procura sequestrar a noção de "essência" de sua hospedagem filosófica e deslocá-la ao registro cativo da ciência. Se isso é possível, o que essa ciência teria a dizer sobre a "essência da técnica"? É essa a pergunta que uma pretensa "tecnologia-primeira" ousará responder. Tal tentativa de uma "teoria unificada" da Técnica e Tecnologia se dá através de um exame sobre Gilbert Simondon e Martin Heidegger, considerados como avatares de uma onto-tecno-logia, ou seja, arautos da premissa de que a questão da técnica se confunde com a questão do ser e, com isso, se reconhece como filosoficamente fundada.
Le concept d’une ‘technologie première reproduz muitos aspectos particulares da escrita de François Laruelle e, por isso, serve também como plataforma de introdução ao seu pensamento. Para além desse fim pedagógico, o GTec aceitará o desafio de pensar um saber científico sobre a técnica fora das coordenadas da filosofia e da história.
O texto, originalmente publicado em 1994 em francês, está disponível em duas traduções para o nosso encontro. Para acessá-las, basta clicar aqui ou aqui.
Mais informações sobre o encontro, assim como o link para acessar a reunião, estarão disponíveis em breve no site da APPH.
Essa foi a nova edição da newsletter do GTec. Compartilhe, divulgue e se inscreva para receber nossas novidades. A newsletter é enviada quinzenalmente.
Lembrando que o GTec é uma atividade apoiada pela Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades, com sede em Porto Alegre e ramificações por todos os lugares que a internet alcança. É uma organização sem fins lucrativos, mantida apenas pelo trabalho dos colaboradores e pelas atividades realizadas nela. Por esse motivo, se você puder, apoie a APPH através da conta do apoia.se/apph